Projetos Culturais

Realização:
  Produção:  

MEMÓRIA EM MOVIMENTO
DVD de dança

Vencedor do Prêmio Klauss Vianna 2010 - FUNARTE, o projeto "Memória em Movimento" foi elaborado e dirigido por Marise Reis, dedicado ao pesquisador Roberto Pereira (in memorian) e produzido pela Ouro Verde Produções.

Seu objetivo é eternizar momentos da dança moderna e contemporânea brasileira, através da gravação de um DVD que compõe um quadro representativo da dança, com coreografias consagradas de grandes criadores.

Memória e pesquisa são aspectos chaves deste projeto, fazendo com que este registro possa ser utilizado como um instrumento de preservação da história da dança brasileira.

Com a parceria e apoio cultural da UERJ, através do projeto "Palco das Escolas", o espetáculo de lançamento do DVD ocorreu no dia 25 de agosto de 2011, no Teatro Odylo Costa Filho - UERJ.

Os DVDs foram distribuídos gratuitamente para universidades, instituições de ensino, projetos sociais e escolas de dança, interessados na utilização deste material como fonte de conhecimento e formação de acervo.

Coreografias:
"3 MINUTOS COM A REALIDADE" - de Graciela Figueroa
"SERENATA DO ADEUS" - de Arnaldo Alvarenga e Lydia Del Picchia
"VOLÚPIA" - de Ana Maria Mondini
"BOXE" de Renato Melo
"BUSCA, OPUS 39" - de Sônia Mota
"MINHA AMÉRICA" - de Carlota Portella

Direção Geral: Maria José Chevitarese
Direção Cênica: Claudio Castro Filho
Coral Brasil Ensemble-UFRJ

 

 

 

A DONA DO JARDIM DOS GUARDA-CHUVAS
Teatro Infantil

Com texto e direção de Marco Andrade a peça infantil "A Dona do Jardim dos Guarda-Chuvas, de realização da Ouro Verde Produções, aconteceu nos dias 25 e 26 de maio de 2013, no Sesc Tijuca..

Bruno Pêgo, Marco Andrade e Maria Júlia Garcia interpretam os personagens de uma história com um tom nosense, que narra o mundo estranho de uma menina que cuida de um jardim no mínimo inusitado. Um jardim onde só nascem guarda-chuvas. E essas estranhas flores, aos olhos da menina, comandam as atitudes e sentimentos das pessoas que moram ou passam por ali, naquele pequeno lugar.

Dois forasteiros, "Tantofez" e Tantofaz" chegam perdidos entre um sonho e outro, em busca de coisas completamente diferentes e similares ao mesmo tempo. A conveniência entre eles modifica todo o universo do jardim e o olhar da menina. Uma história de amor e liberdade de escolhas que tomamos ou não, ao viver.

 

CARMEN - ÓPERA FLAMENCA
Concerto Ópera

Sucesso de Público, a versão flamenca da ópera "Carmen" de concepção de Clarice Prietto, lotou o Teatro Municipal de Niterói - RJ. O espetáculo, realizado nos dias 6 e 7 de julho de 2013, contou com um elenco de solistas e instrumentistas renomados do cenário musical brasileiro, coro, bailarinos de dança flamenca, além da equipe de produção.

A versão inédita baseada na ópera de Bizet e conto de Merimée, contemplou um público de mais de 800 pessoas, dentre elas a ONG UNICOM, que há mais de trinta anos desenvolve atividades sociais, educativas e culturais, propiciando melhor qualidade de vida às comunidades de baixa renda situadas na cidade do Rio de Janeiro.

O espetáculo teve a interpretação dos solistas Clarice Prietto (Carmen), Ricardo Tuttmann (D. José), Frederico Oliveira (Escamillo), Tania Apelbaum (Michaela), a atuação de Francis Fachetti (Garcia), acompanhados por Eliara Puggina ao piano, Fábio Nin ao Violão, Leticia Malvares na Flauta, Alejo na Percussão e pelo Coro Polifonia Carioca de Regência e Preparação Vocal de Ueslei Banus, além do corpo de baile do Studio Gesto, coreografado por Eliane Carvalho. A Direção Cênica, assinada por Neti Szpilman, Direção de Produção por Anacris Monteiro e com Produção Executiva de Greice Yurie e Marcos Monteiro. A ópera produzida pela Ouro Verde Produções e La Niña Produtora, contou com apoio cultural de Studio Gesto, Escola de Música UFRJ, Catsapá, Perfil Personal Filmes e Grupo Color Office.

 

O CAVALINHO AZUL
Ópera Infanto-juvenil

O projeto "A Escola Vai à Ópera", idealizado pela Profa. Maria José Chevitarese, realizou, em comemoração ao mês das crinças, quatro apresentações da ópera "O Cavalinho Azul", de Maria Clara Machado e Tim Rescala.

Com duração de 60 minutos, os espetáculos aconteceram nos dias 09, 10 e 12/10 na Escola de Música da UFRJ, no Salão Leopoldo Miguez.

Todas as apresentações obtiveram lotação máxima do salão e o projeto foi um sucesso, alcançando mais de 1.000 espectadores. Das quatro récitas programadas, duas foram exclusivas para alunos da rede pública de ensino. Foram contempladas mais de 14 escolas que se inscreveram para participar do projeto.

A Ouro Verde Produções trabalhou na produção, em parceria com a Escola de Mùsica da UFRJ, e também na administração de recursos do projeto.

FICHA TÉCNICA COMPLETA

 

 

 

 

 

 

UM PLANO PARA DOIS
Espetáculo teatral

Com direção de Cristina Moura e texto inédito de Bernardo Winits para o 1o. projeto da atriz Nina Morena, espetáculo estreiou dia 11 de janeiro de 2013, às 21h no Teatro Sérgio Porto, no Rio de Janeiro e sua temporada termina no próximo domingo, dia 03 de fevereiro.

O elenco trouxe Gabriel Pardal e Nina Morena interpretando um casal vivendo no limite tênue entre a realidade e o absurdo, a trama se desenvolve a partir de um incrível plano de fuga. Eles estão juntos, não se conhecem, não sabem o porquê de estarem ali, mas unem esforços para tentar voltar para o que eles chamam de mundo real. Sem chances de fugir e obrigados a conviver neste pequeno espaço,  inventam esta história de amor improvável.

Um plano para dois é um espetáculo sobre a busca da liberdade e da felicidade. Uma visão bem humorada da relação entre um homem e uma mulher que constroem uma história de amor  numa situação inusitada ou inesperada.

A Ouro Verde Produções foi responsável pela organização de documentos e prestação de contas do projeto que foi premiado pelo FATE 2010.

 

Realização:
    Apoio Cultural:

Projeto contemplado
pelo Prêmio de Apoio
ao Teatro da Secretaria
Municipal de Cultura

 

 


 

Assista ao teaser do DVD
(Clique na imagem)

Visite nossa Galeria de Fotos
(Clique na imagem)


 

Apoio:
Parceria:

Assista um pedacinho
(Clique na imagem)

Visite nossa Galeria de Fotos
(Clique na imagem)


 

 

 

RESTAURAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA SEDE DA ARI
Associação Religiosa Israelita do RJ

O projeto "Restauração e Modernização da Sede da ARI", de proponência da GO 90, tem como objetivo a modernização e manutenção das instalações já existentes da Sinagoga da ARI. O projeto tem como principio básico preservar a arquitetura consagrada do edifício, além de uma revitalização de maneira a dotar o espaço interior da Sinagoga de melhores condições de acessibilidade e conforto para atender a toda congregação.

A Ouro Verde Produções é responsável pela organização de documentos e prestação de contas do projeto que é incentivado pela Lei Rouanet.



 

Visite nossa Galeria de Fotos
(Clique nas imagens)

 

Realização:
   
UFRJ
Pr5 - Pró-Reitoria
de Extensão

 

 

Realização:
  Parceria:

 

Assista ao teaser
(Clique na imagem)

Visite nossa Galeria de Fotos
(Clique na imagem)


 

Realização:
   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

JOCA, JUCA E O PÉ DE JACA
Ópera Infanto-juvenil

A ópera, infanto-juvenil "Joca, Juca e o Pé de Jaca" foi apresentada em outubro de 2011, através do projeto, "A Escola Vai à Ópera", idealizado pela Profa. Maria José Chevitarese.

O projeto, vencedor do edital PROEXT 2010 - MEC/Sesu, realizado pela Escola de Música da UFRJ, alcançou um público de mais de 1.500 espectadorescom com a apresentação de 3 récitas, e proporcionou a mais de 1.000 alunos de instituições públicas de ensino, a primeira oportunidade de assistirem a uma ópera.

A obra, criada pelo mestrando em composição Rafael Bezerra, conta a história dos irmãos JOCA e JUCA, que vivem uma grande aventura cheia de surpresas e magia. Sempre na companhia das gatas Felina e Felícia, e dos cães, Janjão e Janjinho, a aventura começa no quarto dos meninos, passa pelo porão e também pelo quintal da casa, onde existe um grande PÉ DE JACA.

Direção Geral e Preparação dos Coros: Maria José Chevitarese
Concepção e Direção de Cena: Rosanna Perez
Cenografia, Figurino e Caracterização:
Carlos Augusto Campos
e Mariella Pimentel
Regência: Cyrano Sales e Lúcio Zandonadi
Corais: Brasil Ensemble-UFRJ e Coral Infantil da UFRJ
Produção: Anacris Monteiro, Fábio de Sá e Thais Rosa
Administração de Recursos: Anacris Monteiro
Parceria: Ouro Verde Produções

 

 

 

 

Visite nossa Galeria de Fotos
(Clique nas imagens)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FESTLIP 2010
Festival de Teatro da Língua Portuguesa

O FESTLIP é um evento de âmbito internacional que, a partir de sua proposta pioneira, promove o intercâmbio do teatro desenvolvendo a cooperação entre os países da CPLP - Comunidade dos Países da Língua Portuguesa: Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Timor Leste e São Tomé e Príncipe.

Na edição de 2010, entre os dias 14 e 25 de julho, o FESTLIP reuniu os 8 países integrantes e contabilizou um público recorde de 23 mil pessoas. Foram oferecidas gratuitamente 40 sessões de 15 peças inéditas no Rio, 2 oficinas teatrais, 2 mesas de debates e 1 exposição fotográfica nos teatros da Rede Sesc (Ginástico, Espaço Sesc, Tijuca e Casa da Gávea) e da Caixa Cultural (Teatro Nelson Rodrigues), além do Festlipshow que reuniu diversos artistas da música lusófona no Teatro Odisséia.

Realizado pela Talu Produções em parceria com a Rede SESC Rio e com patrocínio da Oi e da Caixa e apoio cultural do Oi Futuro, o festival homenageou este ano com o troféu "Festlip 2010" a atriz e diretora portuguesa Maria do Céu Guerra.

O restaurante 00 Cozinha Contemporânea ofereceu a Mostra Gourmet “O sabor da língua portuguesa”, com pratos inspirados na culinária dos países participantes, criada pela chef Joana Carvalho.

A Ouro Verde Produções foi responsável pela administração de recursos e prestação de contas para ICMS, convênios (DRI e Funarte) e CAIXA.

Veja mais informações no site do FESTLIP 2010

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em breve, todos os projetos 2010!